Não dá para negar! O esmalte deixou de ser um mero cosmético e foi promovido à acessório importante na composição do visual da mulherada. Afinal, quem nunca combinou a cor do esmalte com a roupa?
Com esse status de acessório importante, o mercado de cosméticos não poupa novidades e a cada estação apresenta uma tendência diferente, cor, textura e por aí vai. E o resultado dessa avalanche de opções, é que agora as mulheres trocam de esmalte como quem troca de roupa.
É claro que esse costume faz muito bem para a nossa autoestima, mas será que o corpo sai ileso? Usar o produto todas as semanas, e consequentemente a acetona ou removedor, pode ressecar as unhas, deixando-as esbranquiçadas, fracas e com descamação. Mas essa não é uma regra, ok?
Outra questão importante é saber se o cosmético utilizado é capaz de desencadear reações alérgicas. Cerca de 10% da população tem alergia a esmalte, e na maioria dos casos está associada a uma substancia presente no cosmético chamada tolueno, responsável pela secagem rápida.
Para manter a saúde da sua unha, a tática é deixar ela “respirar”, ou seja, antes de fazer a unha novamente é preciso ficar alguns dias sem esmalte. Para quem é alérgico é preciso ficar atento e usar apenas produtos hipoalergênicos e indicados pelo seu dermatologista, para não correr risco de uma reação alérgica.
Ah, atenção também ao prazo de validade! Se estiver vencido nada de passar na unha, jogue fora.
La Forme | Cirurgia Plástica e Dermatologia